14 julho 2006

Allons enfants de la patrie

imagem aqui
Eu estava quase quase a postar o caso Zidane-Materazzi e o jà famoso 'coup de boule', numa musica hilariante que me chegou ontem à caixa de correio.
(de qualquer modo podem ve-la aqui).
Resolvi apontar antes para uma efeméride historicamente bem mais interessante: a Tomada da Bastilha, a 14 Julho 1789, que deu origem, subsequentemente, à mais fundamental das declaraçoes.
Liberdade, Igualdade, Fraternidade.
(Ordem dos factores: A fraternidade está em primeira linha: é a base. Sem ela não poderia existir nem igualdade e nem liberdade sérias. A igualdade decorre da fraternidade, e a liberdade é a consequência das duas outras. Mas esta é a minha opiniao, pessoal e intransmissìvel).
Um abraço fraterno às multiplas e aos leitores.
Allez!

2 comentários:

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo com a ordem dos factores que a história infelizmente desmente. O mesmo ideário inspirou constituições de países que praticavam a escravatura e outras discriminações lembradas acima neste blog. Está quase tudo por cumprir porque se continua a pensar, como no s´´eculo XVII, que a coisa se aplica apenas entre iguais.

8 e coisa 9 e tal disse...

pois é, a historia desmente muitas vezes o ideàrio. é triste, mas è a mais pura das verdades. continuamos a marcar passo ainda hoje na consolidaçao dos valores mais elementares. e convém nao esquecer que rapidamente limparam o sebo a todos aqueles que fizeram a revoluçao de 1789.