02 julho 2006

Os latinos

Gosto de Itália. Gosto da comida italiana. Gosto dos italianos.

Não é que os homens sejam mais bonitos do que os nossos, porque não o são, mas têm mais graça, sabem-no e fazem-se valer disso. Metem-se com as miúdas sem serem ordinários, dizem ciao bella mesmo a quem é um chaço, chamam “maniglie del amore” (manilhas de amor) ao que nós apelidamos de antipáticos “pneus”. Quando uma rapariga tem olhos ligeiramente convergentes dizem que tem “strabismo di venere” (estrabismo de vénus) e é considerado sexy. E todas sabemos que não há nada mais perigoso que ser amada pelos nossos defeitos, caímos como umas patas.

Têm o país mais bonito do mundo, a língua mais doce do planeta e os museus mais bem fornecidos do universo. Apesar de se lamentarem das coisas que não funcionam, têm orgulho no que são. Como os espanhóis e os franceses.

Somos latinos como eles. Temos tantas qualidades desperdiçadas, como se fosse um país em depressão permanente – só vemos os defeitos e as faltas, com incapacidade de reparar no bom que temos e usá-lo em nosso proveito.

Espero que as vitórias da equipa nacional nos possam fazer reconquistar o espírito de orgulho nacional e pessoal. Mesmo que comece numa bola pode-se passar ao resto.

Por mim era Mourinho à Presidência já. Haviam de ver como tudo se punha nos eixos em 3 tempos.

1
2
3
já está

5 comentários:

Anónimo disse...

o que é um "chaço" ? alguma das oito_e_coisas são "chaços" ? ou só serão as outras ? aquelas a quem só os italianos dizem coisas bonitas.

e já que falamos de bola, ainda bem que não somos italizanos porque têm um jogo muito bera, é só defender... e vão ser derrotados pelos alemães.

Anónimo disse...

tudo, quase tudo, em italia menos o berlusco.

8 e coisa 9 e tal disse...

não vem para o caso se somos ou não chaços; a questão é que se diz ciao bella (ou ciao bello, tanto faz) independentemente da beleza convencional.

9 e tal, berlusco nunca mais!! (esperemos bem, porque da ultima vez que pensei isso o homem renasceu que nem fenix das cinzas). O tipo é o alberto João lá do sitio, com a diferença que lhe deram o país inteiro para governar. Chiça caneco

Anónimo disse...

mesmo assim é melhor não ser chaço e levar um ciao bella do que ser chaço e levar um ciao bella, não é verdade ? e sempre sabe melhor chamar chaço a outras que outras chamarem-nos chaços... so much for alternative comparative aesthetic studies II

ou como a história que dizia o churchill (sempre era melhor que o berlusco)

um homem bêbado dizia a uma mulher - ihh que grande chaço tu és

a mulher respondeu-lhe - tu estás mas é bêbado

diz o homem - pois estou, mas amanhã já passou.

ai lindas, quando falam das outras parecem chaçais

8 e coisa 9 e tal disse...

ordem na mesa!

Ninguém aqui falou de outras ou das próprias. Ser ou não ser chaço não é a questão. É a atitude perante os outros de que aqui se falava. Ser gentil. Ser elogioso sem ser óbvio. Capisce?