14 julho 2006

Liberdade, Igualdade, Fraternidade, longos caminhos...

foto daqui
"Enquanto os revolucionários proclamavam uma declaração dos direitos do homem e do cidadão, a escritora e militante Olympe de Gouges redigia um projeto de declaração dos direitos da mulher, inspirada nas idéias poéticas e filosóficas do marquês de Condorcet, que integrava a Assembléia. Desde o início da revolução, as francesas participaram ativamente da vida política e criaram inúmeros clubes de ativistas femininas. Em 1792, uma delegação encabeçada por Etta Palm foi até a Assembléia para exigir que as mulheres tivessem acesso ao serviço público e às forças armadas. Essa exigência não foi atendida e o movimento feminino foi suprimido pelo Terror. Robespierre proibiu que as mulheres se associassem a clubes, e o projeto de igualdade política de ambos os sexos foi arquivado." http://www.renascebrasil.com.br/f_feminismo2.htm

Hoje, 14 de julho é uma data para comemorarmos a enorme importância que teve a Revolução Francesa para a história da humanidade e da democracia, mas também para não esquecer que essas conquistas não foram iguais para todos os individuos, como até hoje, infelizmente continuam a não o ser, pelo menos no nosso país...

3 comentários:

Anónimo disse...

bem visto. pq este é um blogue que tb defende causas e ideias e nunca é demais lembrar que nem sò de futilidade e trivialidade vive um(a) gajo(a). gostei!

allez femmes de la patrie!

mim disse...

Este tema agrada - me sobremaneira.Estou, por isso,a tentar preparar alguns dados que me permitam ir falando do assunto. Parabéns por o abordarem.

mim disse...

"Agradecendo o seu agradecimento", quero ressalvar um lapso no meu post, que logo reparei e corrigi,e que simpaticamnte ignorou na sua visita. Bom fim de semana.