19 junho 2006

Genética para leigos

Em todas as células com núcleo do nosso corpo temos 23 pares de cromossomas.
Cada cromossoma é uma molécula de ADN, a biblioteca com as instruções para fazer as proteínas.
Os genes são os livros da biblioteca, escritos em nucleotidos (que são 4), mas exigem leitura presencial. Por isso a célula arranjou uma maneira de transcrever a informação de cada um desses livros para que possa depois ser traduzida na linguagem das proteínas, que usa aminoácidos (que são 20).
No cromossoma nº 4 há um gene que é traduzido numa proteína muito importante para o funcionamento do cérebro (apesar de ainda não se saber muito bem o que faz). Na maioria da população essa proteína é feita por 26 aminoácidos todos iguais; pode-se herdar um defeito genético, que faz com que esse gene esteja repetido até 4 vezes, o que vai dar uma proteína feita da mesma maneira mas 4 vezes maior.
Nesses casos, a proteína vai na mesma para o cérebro mas uma vez aí parte-se em vários bocados, e esses bocados vão-se acumulando. Quando isso acontece, dá-se a degradação das zonas do cérebro em que se juntam esses bocados de proteínas, o que se manifesta por uma doença chamada coreia de Huntington (vem do grego "khoreia" que significa dança).
Acontece que, dependendo do tamanho da proteína, por volta dos 30-40 anos começam a aparecer pequenos movimentos descontrolados que se vão alastrando a todo o corpo; a memória vai ser afectada em todos os aspectos. Segue-se a perda da fala (afasia), a incapacidade de executar movimentos coordenados (apraxia), a perda da visão, audição e tacto (agnosia).
Continuando, temos a demência e a morte.
É hereditária, os filhos de pessoas afectadas têm 1/2 de probabilidade de a herdar. Afecta 1 em cada 20.000 pessoas.
Uma dessas pessoas é pai de uma amiga minha, e meu amigo também. A minha amiga tem 50% probabilidades de a ter. Estamos à espera do resultado da análise esta semana.

9 comentários:

8 e coisa 9 e tal disse...

n sou maria, mas não faz mal. Por aqui somos 8 e coisa 9 e tal mulheres, algumas são marias outras nem por isso. Depende da personalidade que sair no momento.

A maneira de apresentar foi a científica básica, para que se perceba que as doenças por um lado têm causas e por outro caras. Indissociáveis.

8 e coisa 9 e tal disse...

faz-se uma análise genética para ver o comprimento do gene em questão.

Anónimo disse...

Será que por detrás de um poliglota se esconde afinal uma alma bem portuguesa com a sua peculiar "não inscrição". A técnica não me provova calafrios ou jogos de palavras ... há um drama sério envolvido. Esta é talvez a posta mais "quente", humana e inscricional tenho lido por aqui. Votos de que saia o melhor resultado nesse funesto jogo de probabilidades.

Anónimo disse...

Pensamento positivo queridas, que se há 50% de possibilidade de que a tua amiga tenha esse gene maldito, também há 50% de possibilidade que não tenha, pensamento positivo...

PS: será que se conseguem crocodilos virtuais para blogues?

Anónimo disse...

esta é a verdadeira caixa das surpresas.

Anónimo disse...

Crocodilos virtuais já! Grande ideia, sete e picos

8 e coisa 9 e tal disse...

Independentemente do tempo que cá temos e do que nos espera, a única coisa que conta mesmo é o que fazemos enquanto dura.

Desculpem-me, mas acabo de ver o "le temps qui reste". E estou em viagem interior.

Querida sete e picos, tens toda a razão. Manter-vos-ei informados.

8 e coisa 9 e tal disse...

A quem se interessou pelo tema: a minha amiga recebeu hoje a análise e não tem a doença!!

Hoje vou beber um copo literalmente à sua saúde.

Anónimo disse...

VIVA!!!
deus é grande, deus é pai e mãe, que grande alívio para a tua amiga e claro também para o seu pai...

viva a vida