26 junho 2006

O mundial mundano

foto daqui

Gosto do Mundial, não vou negar, gosto de ver as bandeiras nas janelas, assim como no Natal gosto de ver as casas decoradas com as luzes natalícias.

É claro que é triste ver que é uma das muito poucas expressões públicas que se encontra nas ruas, que se aproveita o mundial para aumentar o consumo, para fazer publicidade, para reforçar identidade de nação de uma forma oca, é horrivel ver as manigâncias das mafias do futebol, ver a indústria de sexo montada por detrás de cada jogo and so on, mas tudo isto são situações que têm que ser corrigidas e que não podem ser esquecidas. Mas apesar de tudo isto eu gosto do Mundial.

Gosto de ver a euforia colectiva, de ver o Gana jogar contra a Coreia do Sul, ou os Camarões contra os Checos, de sofrer com cada jogo de Portugal, de ver o meu pai a comer nervosamente amendoins, tremoços, pevides, unhas, de juntar-me com amigos e amigas para sofrer, maldizer, analisar com ares doutos cada falta cometida, ou de estar nas praças públicas a gritar em conjunto. Gosto também de ver quando as faltas recordam aos jogadores que o jogo tem ética e que o fair play é condição fundamental, gosto de ver as pessoas contentes a festejar, mascaradas, pintadas, divertidas, e ainda gosto mais quando o fazem mesmo tendo perdido o jogo. Também gosto de ver que o futebol já não é só um jogo masculino, gosto de ver homens e mulheres misturados nas claques.

Mas aquilo eu mais gosto é ver muita gente faltar ao trabalho para “ver o jogo” ; o futebol deve ser o único motivo que faz o sistema económico e laboral abrandar a exigência da produtividade contínua, e que nos permite funcionar a outro ritmo, menos produtivo e mais colectivo e prazenteiro. É bom quando o mundo funciona de outra forma, ainda que sejam só por duas horas e nestas circunstâncias.

E bonito, bonito foi termos o 1-0 e a passagem ao outro nível que não me lembro se são os oitavos ou os quartos de final

4 comentários:

Anónimo disse...

Fica a faltar a análise estatistica de que quando o benfica ganha o campeonato, o nivel de confiança dos portugueses aumenta. não por ser o benfica per si, mas por ser percentualmente o que mais adeptos tem, e isso se refletir. não há infelismente essa ingenuidade no sistema económico e laboral, excepto aquela que nós queiramos fazer mesmo nossa. Aí, viva as bandeiras mas tambem tudo o que mais nos lembrarmos de fazer por nós para inesquecer mos nesta ocasião e nas outras.

Viva a selecção, viva todos nós e "fair play uber alles!"

Anónimo disse...

ufa, estava a ver q não voltavas! bela e sofrida vitória, com muito ranço à mistura. quanto ao fair play, tenho dúvidas.

p.s. mas aquele 2º amarelo ao Deco foi indecente!

Anónimo disse...

Eu? Eu ando às postas sr. Nó Vital, completamente às postas.

Anónimo disse...

são quartos, senhora, são quartos.

bebemos um sumol de laranja, passamos ao bife a cavalo. a ver se não é indigesto.