11 junho 2006

A santíssima humanidade

"Deus é uma invenção do homem. Por isso, a natureza de Deus é apenas um mistério superficial. O mistério realmente profundo é o da natureza do homem".

- Nanrei Kobori, abade budista, em conversa com Carl Sagan (in "Sombras de antepassados esquecidos")

Andei a ler por aí divagações sobre a existência de Deus e sua localização (onde estava Ele quando aconteceu isto ou aquilo). Normalmente, as pessoas apenas questionam a Sua existência e geografia na desgraça.

Mas em verdade vos digo, se Ele existir está em todo o lado e em lugar nenhum. Tem mais que fazer do que andar a ocupar-se em limpar o rasto de merda que o homem vai deixando atrás de si.

A grande questão é: Onde estão os homens quando há fome no mundo? Onde estão os homens quando há limpeza étnica? Onde estão os homens quando há desigualdades sociais, injustiças, violência doméstica?

Onde raio está o homem quando tudo isso acontece?

Estranhamente (ou não) a resposta é a mesma que para Deus: em todo o lado e em lugar nenhum.

E assim se acaba de provar que Deus foi feito à imagem e semelhança do Homem. Como queríamos demonstrar.

(No entanto, continuo a escrever o Seu nome com maiúscula. Não vá dar-se o caso de estar errada...).

4 comentários:

8 e coisa 9 e tal disse...

queridas multiplas, vão-me desculpar insistir, mas se já para mim é difícil ver o Homem com h grande a representar a nossa espécie, composta por Homens e Mulheres, quando vejo escrito com h pequeno, isso então é que se me solta a alergia cá de uma maneira. E como desde que começei a reparar nestas coisas as encontro cada três por três,até já deixei de ler o jornal todos os dias, para ver se controlo este acne tardio...

8 e coisa 9 e tal disse...

isto da multiplicidade tem que se lhe diga. A umas personalidades tanto se lhes dá como se lhes deu tratarem o conjunto de todas as pessoas por homem, a outras dá-lhes para terem crises alérgicas.

Vive la diférence! Vive la multiplicité!

Anónimo disse...

A propósito de escrever com letra maiuscula ou minuscula, por acaso não conhecem Woody Allen ? (cf. "Para acabar de vez com a cultura")

Anónimo disse...

estimado pirata, será que alguma vez se fez a pergunta do porquê do paradigma na lingua portuguesa ser masculino? Será por designio divino ou extraterrestre? Por algum fado que tenhamos? Corresponde à nossa vontade e realidade actual enquanto sociedade?

O que pensa? qual é a sua vontade?