12 junho 2006

A mala

Estive a passar em revista este blogue e descobri que ele pode parecer um logro a quem o visita. Diz ser um blogue de uma trintona com personalidade múltipla ou de oito e coisa nove e tal mulheres e, afinal, quase não se dá por elas. Falta futilidade, falta conversa sobre vernizes, tampões e pensos higiénicos, homens, sapatos, todas aquelas minúsculas aventuras quotidianas que fazem parte das nossas vidas.

Há mais de 30 anos que ouço 'as malas das mulheres são um mistério insondável', 'nas malas das mulheres cabem uma infinidade de coisas (tipo, o mundo inteiro)', 'de certeza que tens isso aí dentro da tua mala', etc, etc, etc. Vou dar então o meu contributo para a elucidação desta questão e esvaziar publicamente o conteúdo da minha mala. Aqui vai:

- 1 carteira com documentos (B.I., NIF, e por aí fora)
- 1 carteira-carteira
- 1 agenda roxa moleskine completamente desactualizada
- 1 penso higiénico e 2 tampões
- 1 mola para o cabelo
- 4 ganchos
- 1 caixa de pastilhas elásticas vazia
- 2 isqueiros (um vazio e outro que ainda funciona)
- 1 maço de cigarros
- 2 canetas
- 2 pacotes de adoçante (vá-se lá saber porquê)
- 1 PT Card esgotado (quase de certeza)
- 3 cartões
- 2 papeis amarfanhados com anotações IMPORTANTES
- o meu telemóvel
- 1 escova de cabelo
- 1 caderno de notas (muita giro!)
- vários cupões do Minipreço (oops, publicidade)
- 1 baton para o cieiro
- 1 bolsa com comprimidos, preservativos, elásticos e 1 espelho

Bom, e foi isto que encontrei. Como ouvi uma vez no filme 'O Costa de África', "não posso renunciar à mala". MESMO.

E vocês, o que têm na vossa mala?

10 comentários:

Anónimo disse...

O meu kit urbano de sobrevivência:
- Carteira com documentos
- Porta-moedas
-Bolsa com ibuprofeno, paracetamol, lexotan, mebocaínas, tampões
- Uma caneta
- Uma agenda telefonica
- Um caderno às riscas
- Creme para o cieiro
- Creme nívea
- Lenços de papel
- Telemóvel e auricular
- Bilhete de metro
- Pastilhas elásticas
- Garrafa de água
- Bolsa com rimmel, lápis, eyeliner
- Coração, cabeça e estômago, edição de bolso da Europa-América

8 e coisa 9 e tal disse...

já agora gostava de saber se as outras múltiplas - e quem mais quiser, pois está claro - se lançam assim de peito aberto p este exercicio de 'arqueologia da intimidade'.

Anónimo disse...

Nota literária (a armar ao pingarelho): há um pequeno conto do drummond de andrade sobre o achado de um bolsinha de uma moça num ónibus. a lista inclusa é (também) deliciosa.
Nota brejeira (a que verdadeiramente importa): TIRA, TIRA, MOSTRA, MOSTRA.

Anónimo disse...

Dei aqui uma vista de olhos e encontrei na minha mala, passo a descrever: a carteira; as chaves a minha agenda moliskine negra; uma caneta rebentada que me sujou a bolsinha com o tabaco de enrolar; imensos papéis que não faço ideia porque é que os guardei se já sei que acabo sempre a deitá-los fora; uma pulseira e um anel pois adoro pôr adornos para depois estar sempre a tirá-los; um boneco do noddy e uma batata que não faço a mínima ideia como é que cá vieram parar, embora tenha uma ligeira impressão que foi a minha filhota que adora "guardar" coisas; uma garrafa de água (acho que está choca; umas pastilhas de gengibre ligeiramente pegajosas, mas que ainda aguentam mais uns meses, e facturas de contas por pagar ou já pagas (são estas as minhas favoritas)

Mas confesso-vos que cada vez mais o que eu gosto mesmo é de levar só uma bolsinha com a minha carteira (essa sim que parece um sapo a fumar, cada vez se incha mais), as chaves e o telemóvel, e isso quando não se me dá o alzheimer e me esqueço dele. Ou então sair só mesmo com as chaves, o dinheiro no bolso e o jornal ou o catálogo do Ikea debaixo do braço.

8 e coisa 9 e tal disse...

de facto, é impressionante perceber q as malas são o depósito das coisas mais impressionantes: essa da batata deixou-me absolutamente estonteada (uma vez guardei uma banana q apodreceu no próprio dia, o pior foi quando a tentei oferecer a alguém e me saíu uma pasta nojenta preta outrora designada por banana, passei cá uma vergonha...).

mas no fundo no fundo, o que eu gostava mesmo era de sair à rua com a ligeireza com que saem os 'gajos': carteira, chaves no bolso e já está. Como é q eles conseguem?

8 e coisa 9 e tal disse...

Conteúdo da minha mala esta tarde:
- carteira, com documentos, cartões bancários, BI etc, dinheiro, fotografias do meu sobrinho, das minhas irmãs e dos meus pais
- maço de cigarros
- dois isqueiros cor de laranja bic, um pequeno e um grande, ambos funcionantes (um para qd tenho vontade e outro para qd nao tenho, as anedotas do Machel continuam na minha memória)
-um porta moedas
- o meu filofax (o mesmo desde o liceu, vou tirando e acrescentando folhas, está podre e é insubstituivel)
- bolsa de óculos escuros, com os ditos lá dentro
- três canetas: uma azul, uma encarnada e uma amarela fluorescente (daquelas para sublinhar)
-um bilhete de teatro
-uma folha de publicidade que me deixaram no vidro do carro e que guardei para deitar para o lixo (e que ainda por aqui flutua). "escola dos mestres, ensino recorrente"
-caderneta com fichas dos alunos
- calças para o yoga

Houve uma altura em que guardava todos os pacotinhos de açucar que não consumia com o meu café, com a peregrina ideia de me congratular por não os ter enfiado no meu organismo, e que pontualmente rebentavam deixando uma massa peganhenta por todo o lado (tipo a banana mas sem o podre).

Sinto-me uma alien por não andar com pensos nem tampões como as minhas outras multiplas, mas derivado aos incidentes recorrentes com os pacotes de açúcar habituei-me a não o fazer. Podem imaginar o pouco atraente que é a ideia de um desses indispensáveis artigos envolto em grãos de açucar misturados com bocadinhos de tabaco saidos do maço.

8 e coisa 9 e tal disse...

não estava nada dentro da minha mala. todas as minhas coisas estavam espalhadas aleatoriamente por todas as minhas outras malas...

Anónimo disse...

conteúdo da minha mala:

- 1 coelho
- 1 fiada de lenços de várias cores
- 3 peixes dourados
- 1 punhado de areia
- 1 búzio
- meia dúzia sonhos
- 1 livro r. barthes
- 1 jornal ocasião com praí 3 semanas
- 2 panfletos feiras populares

8 e coisa 9 e tal disse...

pirata vermelho, obrigada pelos conselhos. Mas não me grite aos ouvidos, sim?! É q é difícil largar certos e determinados hábitos. e não sou só eu. parece q as restantes múltiplas padecem da mesma dificuldade a avaliar pela quantidade de tesouros escondidos e naufragados naquela grande embarcação que é a mala de uma mulher/gaja/rapariga/miúda. tenho dito. de qq modo, hoje vou tentar sair mais levezinha, seguindo a sua recomendação.

Anónimo disse...

as maisculas têm destas coisas, parece sempre que alguém nos grita, não leve a mal não?

só uma ultima notinha, o que era bom era que pudéssemos ter bolsos como os dos Strumphs (não sei como é que se escreve isto, são aqueles bonequinhos azuis pequeninos) onde cabia tudo lá dentro, assim tinhamos sempre tudo e estavamos sempre leves... assim não sendo, olha, aguentamo-nos à bronca até aprendermos a andar ligeiras de equipagem..